UNCISAL

História

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) iniciou sua história como  Escola de Ciências Médicas de Alagoas – ECMAL – em 1968, com o curso de medicina, que foi reconhecido pelo Decreto 73.754, de 06 de março de 1974. Em 1975 surgiu a Fundação de Saúde de Alagoas Governador Lamenha Filho – FUNGLAF – como mantenedora da ECMAL, agregando à estrutura da Fundação, a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages e Hospital Dr. José Carneiro.

Em setembro de 1995 a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas, através da portaria 820/95, homologa a criação dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, reconhecidos através das Portarias N° 116/2002; N°21/2003 e N°20/2003.

Com a extinção da FUNGLAF, em 2000, surgiu a Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, tendo como órgãos de apoio os Hospitais Escola Dr. José Carneiro, Portugal Ramalho, Dr. Hélvio Auto, Maternidade Escola Santa Mônica e o Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde de Alagoas, hoje Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal). Em 2003 a UNCISAL é reestruturada pela Lei nº 6.351 e passa a ser composta de Faculdades, Hospitais e Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora. Em dezembro de 2005, após visita de avaliadores externos e homologação de Parecer pelo Conselho Estadual de Educação de Alagoas, a UNCISAL passa à condição de Universidade, através da Lei nº 6.660, de 28 de dezembro de 2005.

Inicia-se assim, o período de consolidação como Universidade, com muito orgulho pelo passado de luta e de vitórias, mas voltados para o futuro, com a expansão de cursos e de suas unidades, contemplando a interiorização e o olhar para o desenvolvimento do Estado de Alagoas.

Palavras do Reitor

A educação é o maior legado que uma sociedade pode deixar para seus filhos.

A UNCISAL tem suas raízes no final dos anos sessenta, com a criação da Escola de Ciências Médicas, com o curso de medicina. Desde o iniciou revelou sua vocação em trilhar os caminhos da saúde e não parou de crescer, sendo hoje dedicada ao ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde.

A educação superior no Brasil ainda tem índices decepcionantes, onde apenas 13% dos jovens entre 18 e 24 anos freqüentam um curso superior, enquanto que a média observada em países pertencentes a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é de 30%. Em Alagoas, 37% dos jovens na mesma faixa etária encontram-se fora do mercado de trabalho e das escolas. No entanto, segundo alguns autores, a Universidade “é o melhor lugar possível para uma enriquecedora transição da adolescência para a juventude e, depois, para a idade adulta”. Além disso, sem qualificação, sem formação superior para seus jovens, nenhuma nação conseguiu se desenvolver com plenitude.  Assim, as Universidades têm uma grande responsabilidade na construção do futuro do país.

A UNCISAL, como Instituição Pública Estadual, também atua com muita força na assistência à saúde, dando sua importante contribuição para melhoria da qualidade de vida dos alagoanos, em um estado que possui ainda um dos maiores índices de mortalidade infantil do Brasil e onde a segunda maior causa de morbidade são as doenças infecto parasitarias.

Portanto, acreditamos na força de trabalho de todos os servidores por uma Instituição séria e de qualidade e com princípios que se baseiam na ética, transparência, credibilidade, determinação, objetividade, honestidade e comprometimento com a qualidade do ensino, o serviço público, gratuidade do ensino e o SUS, valorização dos recursos humanos e fomento à interdisciplinaridade.

Por fim, olhar para o futuro, vislumbrando a expansão de cursos integrados e de uma assistência à saúde de qualidade visando a saúde integral do indivíduo, contemplando a interdisciplinaridade, o respeito e o compromisso social com a população do estado de Alagoas.

Rozangela Wyszomirska – Lattes
Reitora