C.P.A.

Resultado de Avaliação Institucional

A participação dos membros da comunidade Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) nos processos de auto-avaliação e recredenciamento representa valorização pessoal, profissional e da instituição onde trabalha e estuda e se reflete diretamente na estrutura social. Funcionários e universitários que investem atenção ao processo de auto-avaliação prestigiam a instituição de ensino superior e contribuem para a melhoria da qualidade do trabalho, da assistência, do ensino, da pesquisa e da extensão.

Em 2011, a Uncisal passou por processo de recredenciamento. Para isso, como exigência do Ministério da Educação (MEC), um relatório foi produzido com base em dados obtidos no processo de auto-avaliação, o qual foi respondido por diversos membros da comunidade Uncisal no segundo semestre do ano de 2008.

Após tabulação dos dados obtidos, gráficos foram elaborados para melhor visualização dos resultados. Os questionários foram divididos e direcionados a três grupos definidos de pessoas diretamente ligadas à Uncisal e podem ser consultados nos links abaixo.

Por meio de formulário disponibilizado pela internet, estudantes, professores e funcionários forneceram as informações disponibilizadas acima.

Essa ação é desenvolvida e organizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Uncisal, a qual tem a função de atualizar anualmente tais informações. Os objetivos diretos, conforme Lei Federal que criou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) em 2004, são representados pela excelência no ensino/aprendizagem, melhoria da ação institucional, infra-estrutura institucional, atendimento, qualidade e cumprimento de exigências legais.

O recredenciamento de universidades envolve critérios como a nota do Exame Nacional dos Estudantes (Enade), visita de fiscais do Ministério da Educação e os resultados da auto-avaliação, do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e do recém-criado Conceito Preliminar de Cursos de Graduação (CPC). As ações da Uncisal têm como principais alvos o estado de excelência e firmar-se como referência em assistência em saúde e na educação superior.