Uncisal participa de videoconferência nacional para lançamento de campanha de doação de leite humano

Wedja Santos

O Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), participou na manhã desta sexta-feira (17) da solenidade de abertura do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio.

O evento realizado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) foi transmitido através de videoconferência do Rio de Janeiro para todo o país e contou com a presença do ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Em Maceió, o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, e a coordenadora do Banco de Leite da MESM, Andréa Pinheiro, receberam Edjane Wyszomirska, da Coordenação de Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió; Rilvany Farias, gerente de Enfermagem do Banco de Leite Humano da MESM; Sandra Zimpel, coordenadora do Centro de Ciências da Saúde da Uncisal; e Cledja Santos,  coordenadora Banco de Leite Humano de Arapiraca.

Durante a abertura nacional da campanha nacional, Andréa Pinheiro apresentou a programação da Semana de Doação organizada pela Santa Mônica, que inicia no domingo (19) e vai até o sábado 25 de maio.

Neste período toda população alagoana poderá apreciar a importância do ato de amamentar e de doar o excesso do leite materno com a 1ª Mostra Santa Mônica de Trabalhos Manuais Amamentar é arte e toda mãe é uma artista, que estará em exposição no Parque Shopping Maceió.

De segunda a quinta-feira ocorrem também os eventos na maternidade, como a Exposição do Projeto Amor em Imagem, palestras, rodas de conversa, blitz em atenção ao tema, oficina de aplicação da arte do Jin Shin Jyutsu em mãe e bebês, o curso “Doação de Leite Humano: Processamento e Controle de qualidade para profissionais da MESM e de outros Bancos de Leite do Estado” e mais uma edição do Chá do Bem Comum, com mães doadoras e mães acompanhantes.

Na sexta-feira (24), 13h às 18h, acontece o I Simpósio MESM de Aleitamento Materno – Leite Materno Alimentando a Vida, com 100 vagas para profissionais e estudantes. O evento é gratuito, porém, para ajudar a causa da doação cada participante deve levar um vidro pequeno de café solúvel vazio. Inscrições pelo link https://forms.gle/btX35MsiuqwDdwRy9.

maio 17, 2019 · Não é possível comentar
Publicado  em: banner, Noticias  Por: Eduardo Almeida