Uncisal, IFAL e UFAL firmam parceria para fortalecer internacionalização

Com a proposta de fortalecer o processo de internacionalização em instituições de ensino superior do estado, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) formalizaram, esta semana, a criação do Grupo de Relações Internacionais de Alagoas (GRIAL).

O GRIAL é formado por representantes das três instituições e tem como objetivos “promover o interesse partilhado e colaborativo nas atividades de ensino, pesquisa e extensão de todas as instituições envolvidas” e “desenvolver uma ampla e eficaz colaboração científica, acadêmica e logística em temas de interesse comum”. A ideia é elevar, ao longo dos próximos anos, o número de alagoanos que estudam fora do Brasil durante a graduação, ao tempo em que são criadas condições de recebimento de estrangeiros.

De acordo com Adriana de Medeiros Melo, assessora de Relações Internacionais da Uncisal, a proposta de fortalecer o processo de internacionalização em Alagoas surgiu durante oficina realizada no Congresso Acadêmico da Uncisal, no ano de 2018. Desde então, os assessores das três instituições têm se reunido para discutir o assunto.

“Esta semana houve nosso terceiro encontro, quando os reitores das instituições envolvidas assinaram os termos de cooperação. Nós esperamos que outras universidades se juntem ao grupo, para que possamos realizar um trabalho cada vez mais amplo, com grande adesão, para que seja criada uma rede de Relações Internacionais entre as instituições”, frisou a assessora.

Segundo Adriana Melo, com o termo de cooperação, as instituições desenvolverão um trabalho em conjunto para o fortalecimento do processo de internacionalização. “Caso uma universidade firme um convênio, mas não disponha de um determinado curso, por exemplo, poderá encaminhar o estudante para uma das universidades parceiras. Além disso, vamos discutir estratégias em conjunto”, acrescenta.

Participaram do encontro que formalizou a criação do grupo a vice-reitora da Uncisal, Ilka do Amaral Soares; o reitor do IFAL, Sérgio Teixeira Costa; a reitora da UFAL, Valéria Correia; a assessora de Relações Internacionais da Uncisal, Adriana Melo; a coordenadora de Relações Internacionais do IFAL, Carla Real; a assessora Internacional da UFAL, Luciene Melo; e o chefe de Gabinete e ex-assessor internacional da Ufal, Aruã Lima.

fevereiro 28, 2019 · Não é possível comentar
Publicado  em: banner, Noticias  Por: Eduardo Almeida