Seminário debate estratégias para o fortalecimento da atenção básica

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas(Uncisal) sediou, nesta sexta-feira (7), a quinta edição do Seminário Alagoano de Atenção Básica (SAAB) e a primeira edição do Fórum de Educação Física na Atenção Básica. Os eventos acontecem de forma paralela e debatem estratégias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Uncisal e uma das organizadoras do evento, a professora mestra Elaine Cristina Tôrres Oliveira pontuou que a proposta do encontro é debater a “porta de entrada do SUS”, como é chamada a atenção básica, e envolver os profissionais que atuam nesta área em Alagoas.

“Este evento começou em 2014 e chega a sua quinta edição comum número recorde de inscritos. É com muita felicidade que nós percebemos um engajamento cada vez maior de quem faz a atenção básica em Alagoas nas discussões de como melhorar os serviços que são prestados pelos profissionais da saúde no estado”, ressaltou a coordenadora.

De acordo com ela, o SAAB é também uma oportunidade de proporcionar a estudantes do primeiro ano da Residência Multiprofissional em Saúde da Família troca de experiências com profissionais que atuam na área, o que é considerado um ganho importante.

“Quem está aqui vem para discutir a porta de entrada do Sistema Único de Saúde, o próprio Sistema Único de Saúde, e vem para fortalecera atenção básica, mostrando que ela dá certo e que a gente precisa defendê-la.Estamos em um momento em que não sabemos com clareza o que nos espera, mas temos em mente que a atenção básica é fundamental para a nossa população”, concluiu a coordenadora.

dezembro 7, 2018 · Não é possível comentar
Publicado  em: banner, Noticias, Sem categoria  Por: Eduardo Almeida