Semana da Cultura é aberta na Uncisal

Sil de Capela e Dona Irineia, homenageadas da Semana da Cultura “Alagoanas”, prestigiaram a abertura do evento na Uncisal

ascom@uncisal.edu.br

Uma reverência à cultura alagoana. Assim pode ser definida a 8ª Semana da Cultura Uncisal, que este ano homenageia três mulheres que são referências na arte popular do estado: Sil de Capela, Zeza do Coco e Dona Irineia. O evento foi aberto oficialmente na noite desta terça-feira, com o mega-auditório lotado de estudantes, servidores e convidados.

As homenageadas Sil de Capela e Dona Irineia prestigiaram a abertura do evento e foram bastante aplaudidas pelas histórias de superação contadas pela estudante de medicina Thayse Souza dos Santos. O reitor Henrique Costa falou da importância da homenagem às mulheres que fazem a cultura popular em Alagoas. “É um reconhecimento não só ao talento dessas mulheres, mas às histórias de luta e dedicação à arte. Estou muito feliz em ver nosso auditório lotado porque é uma prova da valorização à cultura de Alagoas e também ao nosso evento”, disse.

A vice-reitora Ilka Soares parabenizou a equipe da Pró-reitoria Estudantil (Proest) pela programação e pelo empenho em realizar a Semana da Cultura com uma programação tão diversificada. “Através da pró-reitora Liliane Dizeu eu parabenizo toda a equipe da Proest. Este é o primeiro dia e a gente já sente a grandeza do evento”, completou.

Valorização

A Semana da Cultura Uncisal, que já homenageou a médica psiquiatra Nise da Silveira e o artista plástico Beto Leão em edições passadas, este ano ganhou o tema “Alagoanas”. O evento é promovido pela Pró-Reitoria Estudantil (Proest/Uncisal) e já entrou para o calendário da instituição pelas atividades realizadas para a comunidade acadêmica e também para a sociedade.

“Esse ano estão programadas oficinas de origami, teoria musical, maracatu, shiatsu, dança, desenho, yoga, maquiagem drag, turbante, lettering, tranças e técnicas de meditação, entre outras. Todas as oficinas são gratuitas. Além disso, a programação contará com shows, exposição fotográfica e de artesanato e o primeiro concurso de culinária da Uncisal com comidas típicas de Alagoas”, falou a pró-reitora Estudantil Liliane Dizeu.

A noite contou, ainda, com apresentações do Ballet e Companhia de Dança Jeane Rocha e apresentação da comunidade católica Shalom, que apresentou trecho do musical Filho de Deus menino Meu.

Sil de Capela, uma das homenageadas da Semana da Cultura

Dona Irineia emocionou a todos com sua história de superação

Ballet e Companhia de Dança Jeane Rocha

Comunidade católica Shalom apresentou trecho do musical Filho de Deus menino Meu