Residentes da Uncisal são recebidos para Estágio em Gestão

Residentes da Uncisal são recebidos para Estágio em Gestão

Por Lívia Enders (Ascom SMS)

Na manhã desta terça-feira (06), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu dezesseis pós-graduados da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) para o início do novo ciclo do segundo ano do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, por meio de um convênio firmado entre a instituição e a SMS. O acolhimento teve como objetivo dar as boas-vindas e distribuir os profissionais nas áreas em que devem atuar a partir de agora. A reunião aconteceu no auditório do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), na Jatiúca.

 

 

Esse novo ciclo da residência é uma continuação da primeira etapa, que foi iniciada em 2016, onde os profissionais atuaram na Atenção Básica, mais especificamente, nas unidades dos distritos sanitários de Maceió, adotando as práticas e ações desenvolvidas pelo modelo do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf). Nesse período, na Residência 01 (R1), os residentes foram acompanhados pelos próprios distritos em que atuaram e pelo Núcleos de Vigilância Sanitária.

A partir de agora, na Residência 02 (R2), os profissionais das áreas de Dentista, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional, saem da parte prática para trabalhar na gestão. Nessa etapa, eles terão a oportunidade de atuar junto aos gestores e técnicos da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS, passando também por uma experiência junto a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

De acordo com a diretora do DAS, Lucélia Sales, a atuação desses profissionais traz uma responsabilidade muito grande, pois além de cumprir o objetivo do estágio, que é gestão, eles vão se dividir nas duas diretorias, atuando em diversas coordenações. “Serão 10 profissionais atuando na DVS, nas áreas de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Cerest, Programa Nacional de Imunizações (PNI), Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids) e Promoção à Saúde. E na DAS, serão 6 residentes, distribuídos na Coordenação de Distrito, Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD), Saúde Bucal e Nasf”, informou.

Lucélia acrescenta que caso os residentes tenham interesse, eles podem alternar suas coordenações de atuação, durante os quatro meses de prática, portanto que seja na mesma Diretoria, pois as dinâmicas são diferentes. Ela explica também que a troca de diretoria acontece ao final do primeiro semestre. Como nesse primeiro semestre o DVS ficou com um número maior de profissionais, no segundo semestre, o DAS deve recebê-los em maior quantidade.

As atividades desempenhadas pelos profissionais estão relacionadas à gestão, onde eles devem atuar com planejamento, avaliação, monitoramento das ações e dos serviços. “Pela manhã eles ficam nas áreas da SMS, onde devem cumprir uma carga horária de 6h diárias, e a tarde, alguns voltam para a rede de atenção que atuavam no R1 ou para a rede da Uncisal. Foi pensado dessa forma para que eles conheçam o serviço de saúde de Maceió como um todo”, destacou a coordenadora da Residência da Uncisal, Elaine Oliveira.

A terapeuta ocupacional e residente do programa, Débora Santana, espera que suas expectativas, no sentido de aprendizagem, sejam alcançadas. Ela espera entender a dinâmica de funcionamento do serviço e contribuir para que o trabalho aconteça de forma efetiva para que a Vigilância Sanitária (local em que irá atuar), consiga alcançar os objetivos propostos.

Firmada em 2008, a parceria entre a SMS e a Uncisal é necessária para que os profissionais tenham um campo de prática junto aos serviços da secretaria e ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, foi destacada a importância do convênio para a formação desses profissionais que tem a oportunidade de participar e dar continuidade ao programa. Ao final, a proposta é que, os residentes que fazem parte do programa, estejam aptos a atuar junto à saúde da família.

 

Fonte: http://www.maceio.al.gov.br/2018/03/residentes-da-uncisal-sao-recebidos-para-estagio-em-gestao/

 

março 8, 2018 · Não é possível comentar
Publicado  em: banner, Noticias  Por: João Roberto Barbosa