Representantes da reitoria da Uncisal visitam a Fapeal

Por Tárcila Cabral
Texto e fotos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) vem mantendo um diálogo mais próximo com as universidades e segmentos de estudo locais. Na manhã desta quarta, 28, foi a vez da nova gestão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) conhecer o órgão e discutir pautas de ensejo científico.

O diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, abordou questões de investimentos e editais voltados à organização de eventos científicos, mas também para demandas específicas a área da saúde, como o Programa Pesquisa Para o SUS (PPSUS). O reitor e vice-reitora da Uncisal, Henrique Costa e Ilka Soares, respectivamente, abordaram a relevância na viabilização de eventos acadêmicos na universidade, como o Congresso Acadêmico da Uncisal (Cacun).

O Cacun é o maior congresso oportunizado pela Uncisal e reúne estudantes de diversas áreas acadêmicas em debates multidisciplinares no formato de palestras, apresentações, workshops, mesas redondas e debates em geral. Porém, outras temáticas já foram introduzidas durante a primeira visita desta nova gestão, como projetos para a 70ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A SBPC ocorrerá entre 22 a 28 de julho em Maceió, portanto estas articulações entre as instituições de ensino e pesquisa em Alagoas é significativa. No entanto, o tocante da ocasião não foi apenas científico: a equipe da Uncisal aproveitou a oportunidade e também conheceu os setores e âmbito de trabalho da Fapeal num contexto mais descontraído e informal.

Vale ressaltar que Fapeal e Uncisal já possuem uma parceria de longa data, através de Programas de Iniciação Científica (Pibic), editais de Auxílio à Organização de Reunião Científica (AORC), PPSUS, entre outros.

março 28, 2018 · Não é possível comentar
Publicado  em: banner, Noticias  Por: João Roberto Barbosa