Reitor da Uncisal participa de Audiência Pública para análise da aplicação dos recursos do SUS

Reitor da Uncisal participa de Audiência Pública para análise da aplicação dos recursos do SUS

 

Texto: Comunicação/ALE – Fotos: Carla Cleto (Sesau)

A Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Léo Loureiro, realizou nesta segunda-feira, 9, audiência pública para análise da aplicação dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) por parte da Secretaria de Estado da Saúde, referente a prestação de contas do 3º quadrimestre de 2018 e o 1º quadrimestre de 2019. A prestação de contas é uma exigência legal estabelecida pelo decreto federal 1.651/1995 e pela lei complementar 141/2012, as quais determinam que os gestores da pasta da saúde – nas unidades federativas -, deverão, a cada quatro meses, prestar contas de suas atividades em audiências públicas realizadas nas respectivas Casas Legislativas.

A Comissão de Saúde recebeu o relatório de prestação de contas da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), que administra nove cursos de graduação, três hospitais escolas, um laboratório de análises clínicas (CPML), o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), o Ambulatório de Especialidades (Ambesp) e o Centro Especializado em Reabilitação (CER). A apresentação no plenário foi feita pelo reitor da universidade, Henrique de Oliveira Costa.

Léo Loureiro explicou que além da prestação de contas por parte da Secretaria da Saúde, a audiência serviu também para a apresentação dos projetos que a secretaria tem para o Estado e das ações desenvolvidas para atender a população. “Estas audiências são fundamentais para que se consiga alcançar melhorias no atendimento à população. Isso mostra ainda a importância da transparência de números para a sociedade, para sabermos onde os recursos estão sendo aplicados e qual o plano de trabalho da Secretaria de Saúde. Por outro lado, já estamos discutindo com os setores da saúde e com o Governo do Estado como vão ser geridos os recursos a partir da inauguração destes novos hospitais, a exemplo do Hospital da Mulher”, disse o deputado, informando que os relatórios apresentados serão enviados à Comissão de Saúde para análise dos membros.

 

 

setembro 9, 2019 · Não é possível comentar
Publicado  em: Noticias  Por: patricia