Reitor da Uncisal participa da abertura da IX Conferência Estadual de Saúde

Reitor da Uncisal participa da abertura da IX Conferência Estadual de Saúde

 

O Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES/AL) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizaram na manhã desta segunda-feira (10) a solenidade de abertura IX Conferência Estadual de Saúde (Coesa). O evento, que tem como tema ‘Democracia e Saúde’, ocorre até a quarta-feira no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá. O reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique Costa, participou da mesa de abertura.

Em sua fala na abertura do evento, o reitor destacou a importância dos serviços oferecidos pela Uncisal através das suas unidades assistenciais em Alagoas e ressaltou o compromisso da instituição em oferecer serviço de qualidade aos pacientes do SUS no estado.

A IX Coesa, convocada pelo decreto n° 66.212/2019, recebe 40 delegados estaduais e os 500 delegados dos 102 municípios alagoanos. Para participar dos debates em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) estará em Alagoas o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, para palestra magna, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

 

 

No segundo dia do evento, no período da manhã, o médico Paulo Dantas, assessor do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems/PE), vai discorrer sobre “Consolidação dos Princípios do SUS”. No período da tarde, o médico sanitarista e especialista em economia da saúde, Alex Mont’Alverne, falará sobre “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”.

Homenagens – Durante o evento serão feitas mais oito homenagens a usuários, trabalhadores, gestores e prestadores que deram a sua contribuição em defesa da saúde pública. A conferência termina na quarta-feira (12), com a eleição e homologação dos delegados que irão participar da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, no mês de agosto. Também serão aprovadas as propostas estaduais para a etapa nacional.

Texto com informações da Ascom/Sesau. Fotos: Carla Cleto (Sesau)

junho 10, 2019 · Não é possível comentar
Publicado  em: banner, Noticias  Por: patricia