Pesquisadores do LATEC-Uncisal lançam Tratado de Eletrofisiologia para Audiologia

Patrícia Barros

O mais amplo estudo sobre eletrofisiologia aplicada à avaliação auditiva e vestibular está reunido em uma publicação que será lançada nesta quinta-feira (14/03) na Uncisal. Resultado do trabalho e interação entre três centros de pesquisa, o Tratado de Eletrofisiologia para Audiologia levou aproximadamente dois anos para ser concluído e reúne pesquisas dos principais profissionais do país nessa área.

De acordo com o professor doutor Pedro de Lemos Menezes, coordenador do Laboratório de Audição e Tecnologia da Uncisal (LATEC),  este é o livro mais completo sobre audiologia já lançado no país. O lançamento ocorreu em novembro de 2018 e teve mais de 200 exemplares vendidos em apenas dois meses. Agora, a obra será lançada em Maceió em uma noite de autógrafos que contará também com palestra gratuita com a Profª Dra. Ana Claudia Frizzo (Unesp/SP), com o tema “Aplicação e Procedimentos Técnicos dos Potenciais Evocados Auditivos de Latência Média e Tardia”.

“Fizemos um roteiro para identificar os melhores profissionais do Brasil nessa área, convidamos para participar deste livro e o resultado realmente tem nos surpreendido. A procura por estudantes e profissionais tem sido muito grande e estamos felizes de agora lançar em Maceió”, destacou o professor Pedro de Lemos Menezes.

Além dele, o livro tem como organizadores os professores e pesquisadores Kelly Cristina Lira de Andrade, Ana Cláudia Figueiredo Frizzo, Aline Tenório Lins Carnaúba e Otávio Gomes Lins.  Aproximadamente 40 profissionais participam da obra com trabalho que servem de referência no país.

O professor Pedro Lemos destaca que o lançamento oficial do Tratado de Eletrofisiologia para a Audiologia será em abril, em Foz de Iguaçu, durante congresso internacional que vai reunir pesquisadores de vários países. “Este mesmo grupo que produziu o livro está organizando o congresso internacional de Eletrofisiologia para Audiologia, em novembro, aqui em Maceió. Convidamos todos os estudantes e profissionais para o lançamento nesta quinta-feira, na Uncisal. Será uma oportunidade de adquirir o livro com desconto especial”, completou.

Ele destaca, ainda, que o Tratado de Eletrofisiologia para a Audiologia traz uma linguagem clara e objetiva e servirá de guia para profissionais e estudantes da área da saúde, em especial Fonoaudiologia, Fisioterapia e Medicina.

A OBRA

O livro que será lançado na Uncisal neste dia 14 de março é uma iniciativa do Laboratório de Audição e Tecnologia (LATEC-Uncisal), com a colaboração  entre grupos de pesquisas do CNPq: Audição Tecnologia  e Envelhecimento (Uncisal), Neurociências e Neurofisiologia Clínica (UFPE) e Estudos sobre a Audição (UNESP). Os trinta capítulos foram divididos em três partes.

A publicação traz o prefácio do professor Doutor Silvio da Silva Caldas Neto, um dos nomes mais respeitados na área da otorrinolaringologia no país. “Esses organizadores não se limitam, nesta obra, a transmitir conhecimentos que outros produziram. Eles mesmos – e seus currículos confirmam – são protagonistas do estabelecimento das verdades que se transformam em inovações que melhoram a vida das pessoas”, escreveu. “É na leitura de livros como este que novos cientistas e novos profissionais se informam e se inspiram para transformarem o nosso mundo”, completou o professor Silvio da Silva Caldas.

O lançamento nesta quinta-feira será a partir das 18h30 no mega-auditório da Uncisal. A entrada é gratuita, mas é preciso fazer inscrição, já que haverá certificado. A inscrição pode ser feita pelo link: https://goo.gl/forms/PkUzz8R83rCT4gmS2

março 14, 2019 · Não é possível comentar
Publicado  em: banner, Noticias  Por: patricia