Grupos de Pesquisa – Definicao e Pesquisa

Grupos de Pesquisa – Definicao e Pesquisa

DEFINIÇÃO*

“O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças:

CRITÉRIOS MÍNIMOS

2) Quanto ao Líder:

2) Quanto ao Grupo:

3) Quanto aos Membros:

 * Fonte: CNPq

COMO CADASTRAR UM GRUPO

1) Certificação do Líder pelo Dirigente (Pró-reitor de pesquisa ou Gerente de pesquisa)

Definição: Líder é o pesquisador que detém a liderança acadêmica e intelectual naquele ambiente de pesquisa. Normalmente, tem a responsabilidade de coordenação e planejamento dos trabalhos de pesquisa do grupo. Sua função aglutina os esforços dos demais pesquisadores e aponta horizontes e novas áreas de atuação dos trabalhos.

2) Registro do Grupo de Pesquisa

  1. Nome do Grupo;
  2. Grande área predominante;
  3. Área predominante.

3) Envio dos dados do Grupo

➔ IMPORTANTE: Um grupo certificado deve ser atualizado sempre que houver novas informações: após qualquer atualização de dados, o Líder precisa enviar os dados novamente (botão “enviar ao CNPq” do formulário), para que o grupo não fique na situação “em preenchimento”.

STATUS DO GRUPO

Certificação negada pela Instituição: é o grupo, enviado pelo líder, que teve a certificação negada pelo dirigente de pesquisa da instituição.

Grupo não-atualizado: é o grupo que perdeu a certificação por estar há mais de 12 (doze) meses sem sofrer atualização. Depois de 12 meses com status de Grupo não-atualizado, o grupo poderá ser excluído da base pelo CNPq, não podendo mais ser recuperado ou visualizado no site.

Grupo em preenchimento: é aquele cujos dados estão sendo “editados” pelo líder, através do Formulário on line. Um grupo só sai da situação em preenchimento depois que o seu líder envia os dados ao CNPq. Para isso, o líder deve acessar o link Atualizar/Inserir novo grupo em seu site, editar o grupo que está em preenchimento, e clicar no botão “Enviar ao CNPq”.

➔ IMPORTANTE: Depois de permanecer 12 meses com status de grupo Em preenchimento, o mesmo poderá ser excluído da base pelo CNPq.

Grupo Excluído: é aquele que foi excluído da base de dados pelo seu Líder, através do site de Líderes de grupo, ou excluído pelo próprio CNPq nas situações previstas e explicitadas anteriormente. Um grupo nessa situação não pode mais ter seus dados recuperados e editados pelo Líder para atualizações e não fica acessível para alteração de status pelo Dirigente.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

  1. São considerados válidos pelo CNPq (censos e base corrente) apenas os grupos Certificados pela instituição;
  2. Os grupos com certificação negada pelo dirigente, se atualizados e enviados novamente pelos líderes ao CNPq, passam a ter o status de Aguardando certificação.
  3. Depois de permanecer 12 meses com status de Certificação negada pela instituição, o grupo poderá ser excluído da base pelo CNPq.
  4. Depois de permanecer 12 meses com status de Grupo não-atualizado , o mesmo poderá ser excluído da base pelo CNPq.
  5. Depois de permanecer 12 meses com status de grupo Em preenchimento, o mesmo poderá ser excluído da base pelo CNPq.