Equipe de UTI do Helvio Auto é homenageada após zerar taxas de infecção

Os servidores que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Escola Helvio Auto tiveram seus trabalhos reconhecidos, nesta sexta-feira (9), pela gestão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O grupo conseguiu zerar duas taxas de infecção hospitalar, a partir da adoção de novos procedimentos, minimizando os riscos aos pacientes.

O reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, e a vice-reitora, Ilka do Amaral Soares, entregaram um certificado de reconhecimento à direção geral da unidade hospitalar e aos representantes da UTI pelo empenho e dedicação que resultaram na redução dos indicadores. Os gestores se colocaram à disposição dos servidores para colaborar, ainda mais, com as ações desenvolvidas.

“Graças ao empenho dos servidores, a Uncisal chega a um patamar que nunca havia alcançado. Vocês mostram que é possível realizar boas ações, apesar das dificuldades naturais que surgem no dia a dia de um hospital. São servidores assim que orgulham a nossa instituição e que fazem a Uncisal ser o que ela é: uma referência na área de saúde em Alagoas”, frisou o reitor Henrique Costa.

O gestor lembrou que a Uncisal vem adotando medidas que buscam melhorar as condições de trabalho dos servidores e a qualidade dos serviços ofertados através de suas unidades. “A universidade reinaugurou o Centro de Diagnóstico e Imagem, que estava fechado há 11 anos; refez a entrada da Uncisal, garantindo acessibilidade a estudantes, servidores e pacientes; e criou fluxos para aquisição de insumos para a sede e as unidades. Estamos avançando”, concluiu o reitor.

A supervisora geral do Hospital Escola Helvio Auto, Rita de Cássia Rebelo, reforçou as palavras de Henrique Costa e destacou que a unidade de saúde conta com uma equipe bastante empenhada para atender aos desafios que surgem. “Essa conquista é resultado de muito esforço coletivo. Nós estamos muito orgulhosos de onde chegamos e vamos nos esforçar para avançar ainda mais”, pontuou.

CONQUISTA – Após ser selecionado, em dezembro de 2017, para o projeto Qualiti Hospitalar, do Ministério da Saúde, o Hospital Escola Helvio Auto deu início a ações que buscaram melhorar a segurança do paciente em Unidade de Terapia Intensiva. Em fevereiro deste ano, a equipe conseguiu reduzir a zero as infecções do trato urinário e, em maio, a unidade chegou a marca de 150 dias sem pneumonias associadas à ventilação mecânica, uma das principais causas de infecção e morte no ambiente de UTI.

agosto 9, 2019 · Não é possível comentar
Publicado  em: banner, Noticias  Por: Eduardo Almeida