Encontro discute implicações éticas em pesquisas envolvendo seres humanos

Os cuidados e as implicações éticas em pesquisas científicas envolvendo seres humanos marcaram as discussões do II Encontro de Ética em Pesquisa de Alagoas (II Enepe), ocorrido nos dias 4 e 5 de dezembro, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. Integrantes de cinco instituições de ensino superior participaram dos debates.

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi representada no encontro pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep), Flaviana Wanderley; pela presidente do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Maria do Carmo Borges Teixeira; e pelo professor e conselheiro do CEP Graciliano Ramos Alencar do Nascimento.

Na solenidade de abertura, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Flaviana Wanderley, destacou a importância do evento para a comunidade acadêmica do estado e ressaltou que a adesão de cinco instituições de ensino superior consolida o Enepe em Alagoas. “É com muita felicidade que nós podemos observar a execução de um evento ‘completo’”.

E acrescentou: “Digo completo porque contempla todas as instâncias da ética em pesquisa. Temos representante da Conep [Comissão Nacional de Ética em Pesquisa]; dos CEPs [Comitês de Ética em Pesquisa] das instituições participantes; pesquisadores; e estudantes. É muito importante esse engajamento das comunidades acadêmicas dessas instituições”.

Durante o II Enepe, a presidente do CEP da Uncisal, Maria do Carmo Borges Teixeira, apresentou o número de solicitações e pareceres apresentados à Uncisal e pontuou o trabalho realizado pela comissão ao longo dos últimos dois anos. “Os integrantes do CEP têm se reunido periodicamente, para analisar os projetos, sempre pautados na ética, observando os detalhes. Nós buscamos preservar os sujeitos das pesquisas e os próprios pesquisadores em nossas análises”, ressaltou.

O conselheiro do CEP e professor Graciliano Ramos Alencar do Nascimento participou de uma mesa-redonda com caráter prático. O pesquisador abordou o preenchimento do TCLE [Termo de Consentimento Livre e Esclarecido], do TALE [Termo de Assentimento Livre e Esclarecido] e os casos em que pode haver a dispensa do TCLE.

Além da Uncisal, participaram do encontro pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Centro Universitário Tiradentes (Unit), do Centro Universitário Cesmac e da Faculdade Estácio/FAL.

dezembro 6, 2018 · Não é possível comentar
Publicado  em: banner, Noticias  Por: Eduardo Almeida