Modelos Oficiais

DOC OFICIAIS

Olá! Aqui, você vai encontrar orientações para a redação de comunicações oficiais da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

A Assessoria de Comunicação da Uncisal (Ascom) disponibiliza para a comunidade institucional os modelos de comunicações oficiais que devem ser seguidos por todos os setores da Instituição para a necessária padronização da escrita da correspondência oficial.

Todos os modelos seguem a orientação do Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2002).

Agora vamos para a prática!

Você sabe o que é Redação Oficial? Redação Oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige os atos normativos e as comunicações oficiais. Sua finalidade básica é possibilitar a elaboração de comunicações e normativos oficiais claros e impessoais, pois o objetivo é transmitir a mensagem com eficácia, permitindo entendimento imediato. A eficácia da comunicação oficial depende basicamente do uso de linguagem simples e direta, chegando ao assunto que se deseja expor sem passar, por exemplo, pelos atalhos das fórmulas de refinada cortesia usuais no século passado.

No passado, o estilo tendia ao rebuscamento, aos rodeios ou aos circunlóquios; hoje, a vida moderna obriga a uma redação mais objetiva e concisa. Considere-se, entretanto, que não há uma forma específica de linguagem administrativa, mas sim qualidades comuns a qualquer bom texto, seja ele oficial ou literário, aplicáveis à redação oficial: clareza, coesão, concisão, correção gramatical. Além disso, merecem destaque algumas características peculiares identificáveis na forma oficial de redigir: formalidade, uniformidade e impessoalidade.

Os atos normativos têm por objetivo imediato explicar leis, decretos, regulamentos, regimentos, resoluções ou deliberações. São exemplos de atos normativos: Lei Ordinária, Lei Complementar, Medida Provisória, Decreto, Portaria, etc.

As comunicações oficiais nos interessa mais por estabelecer uma forma de solicitar, registrar, informar, analisar, avaliar, controla e dinamizar diferentes processos e procedimentos da Administração Pública. São exemplos de Comunicações Oficiais: Ofício, Memorando, Aviso, Mensagem, Despacho, Circular, Parecer, Relatório, Requerimento, Correio Eletrônico, etc.

Agora que você já sabe a diferença entre ato normativo e comunicação oficial, a Assessoria de Comunicação disponibiliza alguns modelos prontos de comunicações oficiais! Basta fazer o download, ajustar as informações para o seu setor e imprimir!

PRÉDIO – SEDE:
Modelo de comunicação oficial – AVISO – (download);
Modelo de comunicação oficial – MENSAGEM – (download);
Modelo de comunicação oficial – DESPACHO – (download);
Modelo de comunicação oficial – ATA – (download);

MATERNIDADE ESCOLA SANTA MÔNICA – MESM:
Modelo de comunicação oficial – AVISO (download);
Modelo de comunicação oficial – MENSAGEM (download);
Modelo de comunicação oficial – DESPACHO (download);
Modelo de comunicação oficial – ATA (download);

HOSPITAL ESCOLA DOUTOR HELVIO AUTO – HEHA:
Modelo de comunicação oficial – AVISO (download);
Modelo de comunicação oficial – MENSAGEM (download);
Modelo de comunicação oficial – DESPACHO (download);
Modelo de comunicação oficial – ATA (download);

ATENÇÃO: vale ressaltar que os modelos disponibilizados são editáveis, porém, fica PROIBIDO alterar o layout (disposição das imagens) dos documento e/ou os tipos das fontes e seus respectivos tamanhos. Sendo PERMITIDO alterar o nome e o telefone do setor emitente no cabeçalho e, as informações pertinentes ao conteúdo de cada documento.

importante

FALSIFICAR DOCUMENTO PÚBLICO É CRIME! O CÓDIGO PENAL VIGENTE EXPRESSA:
“Art. 297 – Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro:
Pena – reclusão, de dois a seis anos, e multa.
§ 1º – Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena de sexta parte.”

Quaisquer dúvidas em relação a utilização das comunicações oficiais da Uncisal, por gentileza, ligar para (82) 3315-6743.

Lembramos aos nossos servidores que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) oferece o curso em Redação Oficial e Atualização Ortográfica em sua programação, cujo o objetivo é capacitar os servidores da Uncisal para a produção de textos de acordo com as normas da Redação Oficial da Presidência da República.