Comitiva alagoana visita parques e centros tecnológicos em Portugal

A vontade de conhecer de perto a experiência do funcionamento de um parque tecnológico motivou a comitiva alagoana em Portugal. Formada pela reitora da Uncisal, Rozangela Wyszomirska e por gestores do governo de Alagoas , da Secretaria de Ciência e Tecnologia, do Sebrae, da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), Uneal e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a comitiva visitou, na segunda-feira (20), o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Considerado um espaço de integração de competências entre o meio universitário e empresarial, o Parque de Ciência e Tecnologia é formado por quatro pólos – Pólo Tecnológico, Pólo de Biotecnologia, Pólo das Indústrias Criativas e Pólo do Mar. Durante a visita houve também o momento de debate de modelo de gestão, pois a experiência de Portugal será necessária para o estudo do modelo de gestão e implantação do Parque Tecnológico e Social de Alagoas, projeto coordenado pela Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).

“No Parque Tecnológico da Universidade do Porto, foram discutidas propostas para cooperação entre a Universidade do Porto na área da inovação Tecnológica. Além disso, foram realizadas reuniões com empresários locais”, comentou a Reitora da Uncisal, Rozangela Wyszomirska.

Na terça-feira (21), a  missão estará em visita ao Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, e também conhecerá o caso de sucesso do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (Citeve). A instituição é uma entidade privada, de utilidade pública e sem fins lucrativos, que ocupa hoje uma posição de destaque nacional e na Europa, a partir da promoção da inovação e desenvolvimento tecnológico das indústrias têxtil e do vestuário.

A Missão Técnica do Estado de Alagoas em Portugal, é formada pela Reitora da Uncisal, Rozangela Wyszomirska, o Secretário de Ciência e Tecnologia,  Eduardo Setton,  Jannesmar Cavalcanti, Secretária Adjunta, Adeilto Lima, Diretor de Apoio a Fomento e Estruturação de Parque Tecnológico;  Eliana Sá, Coordenadora de Inovação da Casa da Indústria,  Sandra Vilela Gerente SEBRAE, Pró-Reitor de Pesquisa do IFAl, Carlos Henrique e  Jairo Costa, Reitor da UNEAL.

Fonte: Agência Alagoas

junho 21, 2011 · Não é possível comentar