Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Gestão Hospitalar

TÍTULO OBTIDO: Tecnólogo em Gestão Hospitalar

CARGA HORÁRIA: 2667h

DURAÇÃO: 03 anos

MODALIDADE DE ENSINO: Educação a Distância

COORDENADOR: Marcela Fernandes Peixoto

Ramal: 3315-6735

VAGAS NO VESTIBULAR: 50 (cinquenta) – Polo Sede

                                     100 (cem) – Polo Arapiraca

                                     100 (cem) – Polo Maragogi

                                     100 (cem) – Polo São José da Laje

 

  1. IDENTIDADE DO CURSO

 

Tecnológo em Gestão Hospitalar

 

O profissional formado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL deverá desenvolver habilidades e competências voltadas para a compreensão dos fundamentos que orientam a administração, conhecer a  complexidade das inter-relações entre a rede hospitalar e os órgãos públicos de gestão da saúde, utilizar conceitos que possam ajudá-lo  a  analisar  problemas  gerenciais,  integrar  área de saúde, tomar decisões que expressem a isenção e idoneidade no gerenciamento dos bens e serviços sob sua responsabilidade.

O perfil profissional esperado contempla, portanto, conhecimentos interdisciplinares e práticas de rotinas ligadas à gestão hospitalar, tanto em âmbito público, quanto privado. O profissional egresso deverá ser capaz de planejar, coordenar, controlar e avaliar as funções inerentes à área de atuação profissional em gestão hospitalar.

 

  1. Objetivo Geral:

Formar profissionais qualificados para as funções de gestão de pessoas, materiais e equipamentos, organização e controle de compras e custos, apoio e logística hospitalar, contratos e convênios, informação em saúde, almoxarifado, aptos a exercer funções de direção e/ou administração de serviços de saúde em setores do sistema público ou do sistema privado.

 

 

  1. Objetivos Específicos:

 

  1. Habilidades e Competências:

 

Os profissionais formados estarão aptos a exercer funções de direção e/ou administração de serviços de saúde em setores do sistema público ou do sistema privado (Hospitais, policlínicas, clínicas isoladas, laboratórios, empresas de exames clínicos complementares, farmácias, empresas de seguro hospitalar).

 

RESOLUÇÃO CONSU nº 05/2015 DE 16 DE MARÇO DE 2015,

PORTARIA N. 1.047, DE 9 DE SETEMBRO DE 2016 publicada no DOU de 12 de Março de 2016, à página 11.

DESPACHOS DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO EM 9 DE SETEMBRO DE 2016 publicado no DOU de 12 de Março de 2016, à página 13.

PARECER 01/2016 – CGPC/DED/CAPES DE 12 DE DEZEMBRO DE 2016

 

  1. GESTÃO DO CURSO

O modelo de gestão exercido pelo curso segue as definições concernentes à política de gestão institucional, que prevê um ciclo contínuo de tomada de decisões, planejamento, execução, avaliação e controle. Inclui ações de natureza operacional voltadas para as rotinas da vida acadêmica e ações de natureza estratégica com foco na análise e resolutividade de questões, finalização de processos, simplificação e agilização de procedimentos acadêmicos.

Estruturada por áreas de atuação, a gestão do curso está organizada em 3(três) instâncias específicas: Executiva, Consultiva/Propositiva e Consultiva/Deliberativa.

Cabe à Coordenação do Curso juntamente com: o Colegiado de Curso, o Núcleo Docente Estruturante, o Coordenador de Tutoria, os demais professores autores e professores tutores que ministram aulas no Curso e, ainda, o Fórum de Gestão Acadêmica estabelecer relacionamento com a comunidade externa e interna, atuando como agentes de mudanças e integração, incumbindo-lhes especificamente:

 

I – atender, acolher e ouvir todos com cortesia e respeito afastando-se de qualquer descriminação ou prejulgamento;

II – representar o cidadão junto à UNCISAL;

III – receber e examinar sugestões, reclamações, elogios e denúncias dos cidadãos, relativos às atividades do curso, dando encaminhamento aos procedimentos necessários para solução dos problemas suscitados, com retorno aos interessados;

IV – resguardar o sigilo das informações recebidas, agindo com ética, integridade, transparência, imparcialidade e justiça;

V – atuar na prevenção e solução de conflitos.

 

Instituída pela Portaria n. 072 de 2016, a Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar tem a seguinte representatividade:

 

 

COORDENADORA TÍTULO FORMAÇÃO C H
      Marcela Fernandes Peixoto Mestrado Pedagogia 20hs
‒  Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, em  2011;

‒  Mestre  em Educação, em 2014;

‒  Ingresso na IES em 2016. Passou a coordenar o curso a partir do mês de  abril do corrente ano;

‒  Exerce a docência como Professora Auxiliar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

 

 

 

  1. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Em consonância com o Parecer CNE/CP 29/2002 “o curso superior de tecnologia deve contemplar a formação de um profissional “apto a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades em uma determinada área profissional”, e deve ter formação específica para: aplicação e desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica; difusão de tecnologias; gestão de processos de produção de bens e serviços; desenvolvimento da capacidade empreendedora; manutenção das suas competências em sintonia com o mundo do trabalho; e desenvolvimento no contexto das respectivas áreas profissionais” (pag. 3).

Como característica principal, os cursos superiores de tecnologia devem manter permanente ligação com o meio produtivo e com as necessidades da sociedade, característica esta que os posiciona em um grau de excelência face a perspectiva de contínua atualização, renovação, auto-reestruturação e ainda ter como diferencial o perfil profissiográfico que se pretende atingir, conforme expresso, a seguir, neste documento.

 

3.1 Metodologia

Face às transformações e exigências do mundo contemporâneo, as atuais concepções de educação surgem de debates a respeito de novos paradigmas, destacando-se os paradigmas sistêmicos e do pensamento complexo. Tais concepções têm como desafio a revisão de conceitos fundamentais em educação e das bases metodológicas que estruturam toda prática docente. São eles:

 

 

 

 

Módulo 1

Ciências Humanas e Sociais e Ciências Exatas

COMPONENTES CURRICULARES CH(h)
Ciência, Tecnologia e Sociedade 80
Filosofia e Ética Profissional 60
Comunicação Organizacional 80
Introdução a Administração 80
Informática Hospitalar 60
Organização do Trabalho Acadêmico 40
Carga horária do módulo 400
Módulo 2

Política de Saúde

Políticas de Saúde no Brasil 80
Epidemiologia 80
Humanização no Atendimento à Saúde 80
Biossegurança 80
Indicadores Hospitalares e de Gestão 80
Carga horária do módulo 400
Módulo 3

Administração em Saúde

Fundamentos da Administração Hospitalar 60
Administração Financeira, Orçamentária e Custos 80
Administração de Material e Patrimônio 80
Administração de Recursos Humanos 80
Tecnologia e Equipamentos Hospitalares 80
Economia 60
Atividades Estruturadas I 40
Carga horária do módulo 480
Módulo 4

Estratégia em Gestão Hospitalar

 

Direito Trabalhista e Previdenciário 80
Gestão de Serviços Hospitalares 80
Planejamento Estratégico Hospitalar e Empreendedorismo 80
Logística Operacional Hospitalar 80
Relações Públicas no Ambiente hospitalar 80
Carga horária do período 400
 

Módulo5

Qualidade em Saúde

Marketing em Serviços de Saúde e Ouvidoria Hospitalar 80
Auditoria Hospitalar e Qualidade em Saúde 80
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social 80
Comissões Hospitalares 80
Relações Étnicos Raciais e Diversidade 60
Libras 40
Atividades Estruturadas II 40
Carga horária do período 460
Módulo 6

Operacionalidade em Gestão Hospitalar

Arquitetura Hospitalar 80
Gestão de Planos de Saúde 80
Gestão de Estoque, Armazenamento e Movimentação 80
Hotelaria Hospitalar 80
Psicologia na Gestão 40
Projeto de Intervenção Curricular 40
Carga horária do período 400
  Carga Horária Total 2540
Atividades Complementares   127
TOTAL GERAL   2667