Bibliotecária da Uncisal participa do Encontro da Biblioteca Virtual em Saúde-Educação Profissional em Saúde

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) promoveu, nos dias 22 e 23 de agosto, a sexta edição do Encontro da Biblioteca Virtual em Saúde-Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS). A bibliotecária da Uncisal, Monalisa Barros, participou do evento a convite da  Escola Técnica de Saúde de Alagoas (Etsal),  que é a única escola técnica pública de saúde de Alagoas e é uma unidade acadêmica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

O encontro teve como tema a “Política e Educação Profissional em Saúde no Contexto Brasileiro Atual” e sob os propósitos de discutir a matriz de responsabilidade dos comitês Consultivo e Executivo da BVS-EPS e ouvir as Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) acerca de suas experiências de pesquisa, o encontro reuniu bibliotecários e representantes de 30 das 41 instituições que integram a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS).

Ao fim do encontro, os participantes construíram o Plano de Trabalho BVS-EPS 2018/2019, por meio do qual foi pactuado que as ETSUS irão inserir em suas bibliotecas virtuais os documentos produzidos pelas ETSUS e Instituições as quais estão vinculadas que podem ser planos de curso, materiais didáticos, legislações e regulamentações, projetos políticos-pedagógicos, entrevistas, artigos científicos, acadêmicos e periódicos.

Na avaliação do encontro, os participantes ressaltaram a importância de construir uma memória institucional, uma vez que a edição de 2018 pactuou metas para o próximo ano e apontou diversas possibilidades de uso da BVS-EPS.

A bibliotecária Monalisa Barros reforçou a importância da divulgação dos documentos na BVS-EPS, para que todos tenham livre acesso à informação com qualidade e evidências científicas para embasar suas pesquisas e sugere que acessem o link  http://www.bvseps.icict.fiocruz.br/  para conhecimento.

setembro 19, 2018 · Não é possível comentar
Publicado  em: banner, Noticias  Por: patricia