Ambesp/Uncisal realiza evento para lembrar o Dia Mundial do Rim e destaca campanha “Saúde dos Rins para Todos”

Ambesp/Uncisal realiza evento para lembrar o Dia Mundial do Rim e destaca campanha “Saúde dos Rins para Todos”

Estima-se que haja atualmente no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade. Nesta terça-feira (12) o Ambulatório de Especialidades da Uncisal (Ambesp) realiza evento para lembrar o Dia Mundial do Rim, comemorando dia 14 de março. A ação tem o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN-AL). O objetivo é sensibilizar a população sobre os cuidados com a saúde dos rins.

Este ano, o Dia Mundial do Rim se propõe a aumentar a conscientização sobre a alta e crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento de doenças renais. A saúde do rim para todos, em qualquer lugar, propõe uma cobertura universal de saúde para prevenção e tratamento precoce da doença renal.

O objetivo final desta política é o de promover a saúde da população, garantindo o acesso universal, sustentável e equitativo provendo os cuidados essenciais, e de alta qualidade na saúde, e permitindo a acessibilidade à informação e tratamento da doença renal nos diferentes grupos socioeconômicos.

Segundo informações do site da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a Injúria Renal Aguda (IRA), um importante fator de risco para DRC, afeta mais de 13 milhões de pessoas no mundo, sendo que 85% desses casos ocorrem em países de baixa e média renda. Estima-se que cerca de 1,7mi morram anualmente por causa da IRA no mundo.

É importante considerar que a DRC e a IRA são condições impactantes para o aumento da morbidade e mortalidade de outras doenças, em função dos seus fatores de risco, como diabetes, hipertensão e da presença de infecções por hepatites, HIV, malária e tuberculose presente em muitos lugares do mundo. Em crianças, a DRC e a IRA também implicam em uma morbidade e mortalidade significativas.

A SBN, organizadora do Dia Mundial do Rim no Brasil, convoca todos os profissionais da saúde para atuarmos juntos no que concerne a essas diretrizes mundiais, divulgando tais medidas e promovendo campanhas informativas para a população e os governantes locais.

março 11, 2019 · Não é possível comentar
Publicado  em: banner, Noticias  Por: patricia