Alunos de Fonoaudiologia da Uncisal antecipam colação de grau para ingressar no mercado de trabalho

O sonho de concluir um curso superior se tornou realidade para 16 alunos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), que precisaram antecipar a colação de grau para esta quinta-feira (10), depois que receberam propostas para ingressar no mercado de trabalho.

Os estudantes fazem parte de uma turma com 23 formandos e representam 70% dos concluintes. A colação de grau estava prevista para o dia 25 de agosto, mas foi antecipada e aconteceu no gabinete da reitora Rozangela Wyszomirska, no prédio-sede da Uncisal, com a participação de pais, amigos e servidores da instituição.

Com a colação de grau, os estudantes podem dar entrada nos processos para registro profissional e, então, ingressar no mercado de trabalho.

“Pedi a antecipação da colação de grau, porque participei de duas entrevistas de trabalho e consegui ser aprovado nas duas seleções. As instituições estão aguardando apenas que eu obtenha o registro profissional para que eu possa dar início às atividades”, explica Thiago Alves, de 33 anos, um dos participantes da solenidade.

Ele acrescenta: “Eu levo muitas coisas boas da Uncisal. Foram muitos momentos, que contribuíram para o nosso crescimento não só como profissional, mas como pessoa”.

Nilian Azevedo, de 24 anos, se forma após cinco anos e meio na universidade. Durante este período, ela participou de um intercâmbio na Espanha e teve acesso não só ao ensino, mas à pesquisa e à extensão. “Posso dizer que vivi tudo o que a instituição poderia me proporcionar e hoje eu me sinto preparada para ir para o mercado”.

A fonoaudióloga afirma que o mercado é bastante receptivo para profissionais da área. “O mercado sabe que a Uncisal é a única universidade de Alagoas que oferece o curso de fono e, logo após a gente apresentar o TCC [Trabalho de Conclusão de Curso], começaram a surgir as propostas. Muita gente está sendo contratada”, observou.

Na oportunidade, a reitora Rozangela Wyszomirska lembrou que a universidade cumpre o seu papel social ao entregar para a sociedade alagoana novos profissionais, que vão se dedicar a cuidar de outras pessoas. “A sociedade e a universidade saem ganhando. A primeira, porque recebe bons profissionais, que vão se dedicar a cuidar do próximo. A segunda, porque cumpre o papel de formar e contribuir para que Alagoas reverta índices negativos”.

A coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Ranilde Cristiane Cavalcante, afirmou que a alta demanda por profissionais da Uncisal mostra que a instituição está seguindo pelo caminho correto. “Para a gente é uma satisfação, porque a gente tem a confirmação de que estamos formando profissionais que atendem às demandas da sociedade”.

agosto 10, 2017 · Não é possível comentar
Publicado  em: banner, Noticias  Por: Eduardo Bruno Almeida dos Santos