Alunos de Fonoaudiologia da Uncisal antecipam colação de grau para ingressar no mercado de trabalho

Alunos de Fonoaudiologia da Uncisal antecipam colação de grau para ingressar no mercado de trabalho

Eduardo Almeida

O sonho de concluir um curso superior se tornou realidade para 16 alunos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), que precisaram antecipar a colação de grau para esta quinta-feira (10), depois que receberam propostas para ingressar no mercado de trabalho.

Os estudantes fazem parte de uma turma com 23 formandos e representam 70% dos concluintes. A colação de grau estava prevista para o dia 25 de agosto, mas foi antecipada e aconteceu no gabinete da reitora Rozangela Wyszomirska, no prédio-sede da Uncisal, com a participação de pais, amigos e servidores da instituição.

Com a colação de grau, os estudantes podem dar entrada nos processos para registro profissional e, então, ingressar no mercado de trabalho.

“Pedi a antecipação da colação de grau, porque participei de duas entrevistas de trabalho e consegui ser aprovado nas duas seleções. As instituições estão aguardando apenas que eu obtenha o registro profissional para que eu possa dar início às atividades”, explica Thiago Alves, de 33 anos, um dos participantes da solenidade.

Ele acrescenta: “Eu levo muitas coisas boas da Uncisal. Foram muitos momentos, que contribuíram para o nosso crescimento não só como profissional, mas como pessoa”.

Nilian Azevedo, de 24 anos, se forma após cinco anos e meio na universidade. Durante este período, ela participou de um intercâmbio na Espanha e teve acesso não só ao ensino, mas à pesquisa e à extensão. “Posso dizer que vivi tudo o que a instituição poderia me proporcionar e hoje eu me sinto preparada para ir para o mercado”.

A fonoaudióloga afirma que o mercado é bastante receptivo para profissionais da área. “O mercado sabe que a Uncisal é a única universidade de Alagoas que oferece o curso de fono e, logo após a gente apresentar o TCC [Trabalho de Conclusão de Curso], começaram a surgir as propostas. Muita gente está sendo contratada”, observou.

Na oportunidade, a reitora Rozangela Wyszomirska lembrou que a universidade cumpre o seu papel social ao entregar para a sociedade alagoana novos profissionais, que vão se dedicar a cuidar de outras pessoas. “A sociedade e a universidade saem ganhando. A primeira, porque recebe bons profissionais, que vão se dedicar a cuidar do próximo. A segunda, porque cumpre o papel de formar e contribuir para que Alagoas reverta índices negativos”.

A coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Ranilde Cristiane Cavalcante, afirmou que a alta demanda por profissionais da Uncisal mostra que a instituição está seguindo pelo caminho correto. “Para a gente é uma satisfação, porque a gente tem a confirmação de que estamos formando profissionais que atendem às demandas da sociedade”.

agosto 10, 2017 · Não é possível comentar
Publicado  em: banner, Noticias  Por: Eduardo Bruno Almeida dos Santos