Ações marcam mês mundial de conscientização para a prematuridade

Uma iniciativa de servidores da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) tem levado conhecimento a profissionais, estudantes e mães de bebês prematuros de Maceió. Chamado de “Mês Mundial de Conscientização para a Prematuridade”, o projeto inclui capacitações, rodas de conversa, meditação, oficinas e até uma exposição fotográfica.

A programação teve início no último dia 6 e segue até 30 de novembro. Um dos pontos marcantes da ação está previsto para o dia 17, considerado o Dia Mundial da Prematuridade. Uma exposição fotográfica e uma mobilização que serão realizadas no Parque Shopping Maceió, localizado no bairro de Cruz das Almas, marcarão a data.

De acordo com a terapeuta ocupacional Katiuscia Viana, a proposta da iniciativa é “sensibilizar para questões referentes à prematuridade”, já que a Maternidade Escola Santa Mônica é referência em Alagoas no atendimento pelo Sistema Único de Saúde.

“Pensamos em ações voltadas para as mães e para os bebês das três etapas do Método Canguru. Também pensamos em ações de atualização e capacitação para os servidores e estudantes da Uncisal. As ações acontecerão durante o mês de novembro e integram o ‘Novembro Roxo’”, porque essa é a cor do Dia Mundial da Prematuridade”, explica.

Katiuscia Viana acrescenta que a exposição fotográfica marcada para o dia 17 mostrará o projeto Amor em Imagem​, que busca favorecer o vinculo mãe bebê e propiciar uma imagem positiva do período de hospitalização. “Durante a execução do projeto, contamos com fotógrafos profissionais, que realizaram o registro das imagens, de forma voluntária. Nesse momento, de alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, contamos com as fotografas Isabella Figueira e Giulia Figueira”, acrescenta.

O projeto foi desenvolvido pelas psicólogas Edite Vieira e Vanessa Araújo; pelas terapeutas ocupacionais Katiuscia Viana e Manuela Medeiros; e pela fonoaudióloga Celina Araujo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

De 6 a 9 de novembro: Capacitação no Método Canguru;

10 de novembro: Roda de conversa com as mães na Ucinca;

13 de novembro: Simpósio de Cuidados Multidisciplinares ao bebê Prematuro da MESM;

14 de novembro: Conhecendo o Método Canguru; Meditação para mães da Ucinca;  Roda de Conversa com Mães na Ucinca;

16 de novembro: Chá do Bem Comum;

17 de novembro: Dia Mundial da Prematuridade;